PSICOSSOMA
O QUE É PSICOTERAPIA HOLÍSITCA?

Na Psicoterapia Holística leva-se em consideração para avaliação, diagnose e terapia tudo que possa influenciar o indivíduo na sua integridade de corpo, mente, alma e espírito. Colocamos uma especial atenção nas questões energéticas, espirituais e karmáticas, sem desconsiderar as áreas normalmente abordadas pela ortodoxia médica: psicopatologias clássicas e causas físicas.

Consideramos a Psicoterapia Holística pertencente ao grupo das Terapias Alternativas, se orientando em análise e ação terapêutica na natureza com os seus mecanismos de interdependência. Também é a natureza que nos dá o conceito positivo de saúde a ser alcançado, tendo como critério a paz, a felicidade e a construtividade, visando harmonia e equilíbrio com a natureza e os seus ciclos e com as formas sociais que vivemos.

Como instrumentos terapêuticos valem todos os recursos das terapias alternativas, as leis e os elementos da natureza, os astros, as plantas e seus extratos, a homeopatia, a terapia floral, as artes adivinhatórias como Tarô e I Ging, as disciplinas corporais acolchoadas filosoficamente, como o Yoga e o Tai Chi, e todas as modalidades de meditação.

Nos trabalhos bio-psico-energéticos, que é a especialidade deste autor, apoiamos-nos na ação da acupuntura, do transe cognitivo e auto-curador do próprio paciente e da mediunidade do terapeuta, para lidarmos e trabalharmos com os aspectos místicos da realidade do indivíduo.

Em casos de dúvida sobre diagnose e procedimento terapêutico, nos observamos a ética de "não prejudicar", não interferir indevidamente, como critério básico neste nosso mundo conturbado de valores heterogêneos. A máxima das Terapias Holísticas é: harmonia, saúde e felicidade para o maior número possível de pessoas, pelas vias naturais.

Buscamos a saúde psíquica e física pela reintegração do nosso ser com a natureza e com Deus. Compreendemos-nos a nos mesmos como uma unidade bio-psico-espiritual e é esta a plataforma da nossa abordagem. Antes de mudarmos os outros ou a sociedade, procuremos identificar o erro próprio ou o abuso do livre arbítrio.

A Terapia Holística é uma terapia não-conceitual, não defende ideologias ou correntes terapêuticas tendenciosas. Bem executada, em meditação, não deve refletir-se nela qualquer Ego, tendência ou convicção pessoal do terapeuta. Soluções, insights, melhoramentos e a cura surgem naturalmente durante o decorrer da terapia quando, aos poucos, a matriz, a Ordem do Universo, se instalam em quem estava doente ou perturbado.

A abordagem terapêutica é puramente técnica e visa a reação espontânea da pessoa como um conjunto bio-psíquico: o pulso do paciente indica os pontos de acupuntura a serem estimulados e o conteúdo das Vidas Passadas é fornecido pelo próprio Eu Superior. Os critérios de interpretação, avaliação e reformulação intelectual devem orientar-se na ética clássica e ecumênica humana, representada por todas as grandes religiões.

A Acupuntura na Psicoterapia Holística

Alem do nosso corpo físico consistimos-nos de outros corpos mais sutis, como os corpos emocionais, mentais e espirituais. Na máxima extensão dos nossos corpos estamos um com as galáxias e o universo, para quem queira e aceite, também com Deus.

Todo o nosso corpo é permeado por canais e coberto por pontos de entrada e saída de energia cósmica, para alimentar o organismo. No nosso corpo físico, estas trajetórias energéticas correspondem aos meridianos da Acupuntura Clássica, portanto, tratando-os, alcançamos, pelas interconexões sutis entre os nossos diferentes corpos, todos os níveis da nossa existência individual. Tratamos não só os desequilíbrios físicos, que seriam o último e inferior nível da manifestação de uma corrente de interdependências, mas interagimos e buscamos cura e re-orientação nos nossos corpos superiores, que se situam mais perto da matriz e da fonte da creação.

Como efeito colateral extremamente benéfico, a acupuntura traz sempre uma sensibilização geral para os meios interior individual e exterior-ambiental.

Não raro vemos, principalmente no inicio de um tratamento, eclodir reações emocionais em conseqüência de um relaxamento espontâneo, comum durante uma sessão de Acupuntura, sempre seguidas por um profundo estado de relaxamento e contemplação meditativas.

A Acupuntura estabelece uma ligação com a matriz da manifestação em si e re-aproxima nos aos padrões originais da natureza.

A Acupuntura, aplicada antes ou em combinação com a regressão para Vidas Passadas, prepara o organismo psíquico para a recepção das impressões recebidas durante a regressão através do estabelecimento de uma vibração calma e contemplativa, escorando emoções fortes e proporcionando uma visão, interpretação e avaliação clara, adequada e equilibrada dos conteúdos revelados, garantindo por isto um aproveitamento máximo da regressão operando a transcendência emocional e mental dos traumas revividos e economizando o número das sessões necessárias.

A Terapia de Vidas Passadas na Psicoterapia Holística

O relaxamento espontâneo profundo, que ocorre durante e depois da sessão de Acupuntura, sugere o seu aprofundamento para a Terapia de Vidas Passadas.

Neste procedimento consegue-se relacionar os fragmentos desconexos e incompreendidos dos nossos sofrimentos, - os quais seriam as tendências de comportamento e os desvios emocionais -, com um contexto de acontecimentos no passado de uma maneira intelectiva, revelando padrões de comportamento falhos que se originaram numa vida passada. Estes padrões, guardados na memória inconsciente da alma e ainda ocultamente ativos até a atualidade (encarnação presente), representam as nossas estruturas psíquicas, sejam elas falhas ou virtudes, nossas próprias ou alheias, nós no papel de benfeitor, de vítima ou de algoz.

Alcança-se uma compreensão ampla a respeito das nossas inter-relações familiares, sociais e profissionais e entende-se do porque de determinadas atitudes ou problemas nossos hoje em dia.

A terapia exige, como medida curadora, a reparação de erros, mesmo que tardio, através de atitudes práticas no dia a dia de hoje para com as pessoas em questão ou o perdão, quando somos nós que fomos prejudicados por uma ação alheia.

A Terapia de Vidas Passadas é uma iniciação à realidade do mundo místico e à experiência da reencarnação da alma. Ela conscientiza e sensibiliza para a ação do Karma e interfere profundamente na visão materialista e equivocada da humanidade dos nossos dias atuais com a sua corrida competivista, sexista e consumista generalizada.

A regressão para as Vidas Passadas opera também, como efeito colateral, a liberação e potencialização de faculdades paranormais.

A Meditação na Psicoterapia Holística

A Meditação é sinônimo de relaxamento e conscientização. Ela fornece informações sobre conteúdos subconscientes do próprio meditador ou sobre a essência do ambiente em níveis sutis, normalmente oculta aos cinco sentidos ou à interpretação racional superficial. Induzido a este estado de consciência, seja diretamente ou pela ação da Acupuntura ou pela Terapia de Vidas Passadas, recebemos esclarecimentos valiosos sobre nós mesmos e a Ordem do Universo, bem como qual seria a nossa posição individual adequada e correta na grande sinfonia social e universal.

O Repouso na Psicoterapia Holística

O repouso é parte integrante da terapia. No repouso consolidamos e integramos todos os elementos levantados pelos procedimentos terapêuticos. O repouso apôs uma sessão é importante para proteger o estado de realçada sensibilização contra as interferências imponderáveis do mundo exterior cotidiano.

Recomendamos, alem de um repouso relativamente curto apôs a sessão terapêutica de uma duração de 30 minutos até varias horas, um retiro espiritual de duração maior para a solidificação e integração das revisadas posições de avaliação e das novas formas de conduta pretendidas.

A forma ideal é combinar retiro e terapia!

Um retiro prolongado deveria ser realizado longe dos ambientes familiares, sociais e profissionais costumeiras, perto da natureza e em clima meditativo.

A Ordem Cósmica  
A Verdade Proibida  
O Afeto, Traição e Auto-estima  
O que fazer com os loucos?  
Proteção contra energias negativas  
O Aspecto Espiritual da Sexualidade  
Inocência e Celibato  
Terapia Espiritual  
O que é Psicoterapia Holística  
Disciplinas selecionadas para a Psicoterapia Holística  
A Espiritualidade na Acupuntura  
Acupuntura e Consciência  
Acupuntura para Estressados  
Tratamento do Vício pela Acupuntura  
Vidas Passadas  
Vidas Futuras  
Noções básicas sobre a Terapia de Vidas Passadas  
Bioenergética Sutil
Annette
Joana
Marlí
O Bispo  
Jesus e Crista  
Sem Palavras  
Veja e saiba mais